O planejamento financeiro é muito importante para que as dívidas sejam evitadas e para que os sonhos saiam do papel.

Mas apesar de isso ser um senso comum entre a maior parte das pessoas, a grande maioria delas ainda não consegue aplicar na prática. Foi pensando nisso que nós criamos um passo a passo para que finalmente seja possível dar início a esse processo.

Conheça a suas suas finanças 

Sabe aquele susto na hora de checar a fatura do cartão de crédito? Aquele momento em que você refaz a soma várias vezes porque acredita que tem algo errado e que não parecia ter gastado tanto? É isso que não pode acontecer, pois se chegou ao ponto de você se assustar com o valor final, é sinal de que não estava contabilizando tudo o que saía de dinheiro ao longo do mês.

Mas afinal, como evitar esse susto?

O primeiro passo é delimitar um valor dos custos fixos mensais, aqueles que todos os meses você vai ter, como aluguel, prestação do carro, combustível, mercado, energia elétrica, água, internet e tudo o que entra de custos recorrentes todos os meses. Após isso, coloque um limite em quanto você pode gastar com contas variáveis, como passeios, comer fora, presentes e até mesmo aquelas famosas comprinhas online.

Ao fazer isso, você ainda pode dividir esse valor por semana, assim fica mais fácil controlar e você terá mais noção de qual é o teto que pode ser gasto em cada semana.

Você pode perceber que o valor usado como base para delimitar os gastos ficou muito baixo, ou muito alto, então ao final do mês você faz esses ajustes para que tudo fique mais realista.

Defina metas

Agora que você sabe o quanto gasta, já percebeu se sobra e quanto sobra, então é hora de colocar qual é o seu objetivo na ponta do lápis para entender qual é o valor total que será necessário para chegar ao montante final.

Prazos

Com o valor da quantia que sobra do seu mês, você precisará entender o quanto será necessário todos os meses e qual o prazo para chegar no valor do seu objetivo. Por exemplo, você precisa de 5 mil reais para realizar uma viagem e te sobra R$200 todos os meses para poder investir nessa experiência, então você vai precisar de 25 meses para juntar todo esse dinheiro. Isso em anos ficam 2 anos e 1 mês. Caso você queira realizar essa viagem em um tempo menor, pode procurar nos seus custos uma forma de cortar algumas coisas que não estão sendo tão relevantes para você no momento.

Invista

Outra possibilidade de acelerar esse tempo é investir o dinheiro, pois assim os juros irão fazer a mágica e você chegará na quantia final de forma muito mais rápida. Estude quais são as formas de investimentos que mais valem a pena para você e procure não deixar o seu dinheiro na poupança, pois lá ele poderá perder até mesmo para a inflação.

Não se esqueça, por mais que pareça muito tempo, vale mais a pena fazer nem que seja um pouco todos os meses, pois esse tempo vai passar de qualquer forma.

A nossa equipe S4 Bank está aqui para te ajudar no que for preciso, conte com a gente.